Atirador de ataque terrorista na Austrália acorda do coma; polícia investiga viagem às Filipinas para suposto 'treinamento militar'
16 de dezembro, 2025 às 09:13
G1 Mundo
Resumo
O atirador Naveed Akram, um dos responsáveis pelo ataque terrorista em Bondi, Sydney, acordou do coma e está colaborando com a polícia, que investiga uma viagem dele e de seu pai às Filipinas para suposto treinamento militar e a motivação ligada ao Estado Islâmico.
Pontos principais
- Naveed Akram, apontado como um dos atiradores do ataque em Bondi, Sydney, acordou do coma e está consciente no hospital, falando com investigadores.
- O pai de Naveed, Sajid Akram, morreu no local do ataque, e a polícia australiana afirma que ambos agiram juntos no atentado que deixou 15 mortos.
- A polícia investiga uma viagem de Sajid e Naveed às Filipinas um mês antes do ataque para um suposto 'treinamento de estilo militar'.
- O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, indica que o ataque foi motivado por ideologia ligada ao Estado Islâmico, com bandeiras e dispositivos explosivos encontrados.
- O incidente reacendeu o debate sobre controle de armas e monitoramento de viagens internacionais na Austrália.
- Um civil, Ahmed al Ahmed, foi elogiado como herói por desarmar um dos atiradores.
- Com Naveed Akram consciente, as autoridades esperam avançar na reconstrução dos fatos e identificar possíveis apoios externos ou redes extremistas.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Naveed Akram
Sajid Akram
Anthony Albanese
Chris Minns
Ahmed al Ahmed
Organizações
BBC
Sydney Morning Herald
9News
Estado Islâmico
Lugares
Bondi
Sydney
Austrália
Filipinas
Manila
Índia
Reino Unido
Port Arthur
Nova Gales do Sul