EUA propõem zona desmilitarizada na linha de frente na Ucrânia e gestão conjunta de usina nuclear em nova proposta enviada à Rússia

24 de dezembro, 2025 às 09:12
G1 Mundo

Resumo

Os Estados Unidos propuseram um novo plano de paz para a guerra na Ucrânia, incluindo uma zona desmilitarizada na linha de frente e gestão conjunta da usina nuclear de Zhaporizhzhia, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmando ter chegado a um consenso sobre pontos-chave com os EUA.

Pontos principais

  • EUA propõem zona desmilitarizada na linha de frente da guerra na Ucrânia e gestão conjunta tripartite da usina nuclear de Zhaporizhzhia em novo plano de paz.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, detalhou o plano de 20 pontos, reformado após negociações com delegações americanas e ucranianas em Miami.
  • Zelensky afirmou que ainda não há consenso sobre a questão dos territórios em disputa e que o acordo não veta a entrada da Ucrânia na OTAN.
  • O plano inclui reafirmação da soberania da Ucrânia, garantias de segurança robustas, e a Ucrânia se comprometendo a ser um Estado não nuclear.
  • A proposta sugere que a usina de Zaporizhzhia seja operada conjuntamente por Ucrânia, EUA e Rússia, com 33% de participação para cada.
  • O Kremlin confirmou o recebimento da proposta e informou que elaborará uma resposta em breve.
  • O acordo prevê um comitê humanitário, eleições na Ucrânia após a assinatura e um Conselho de Paz presidido por Donald Trump para monitorar a implementação.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Voldymyr Zelensky
Donald Trump
Vladimir Putin
Kirill Dmitriev
Organizações
OTAN
Kremlin
União Europeia
Duma Estatal
Lugares
Ucrânia
Rússia
Estados Unidos
Miami
Zhaporizhzhia
Donetsk
Dnipro
Kinburn