Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

26 de dezembro, 2025 às 11:24
G1 Política

Resumo

O ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, foi preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador, após romper a tornozeleira eletrônica e ser condenado pelo STF por participação na tentativa de golpe de Estado de 2022.

Pontos principais

  • Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, foi preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai, ao tentar embarcar para El Salvador.
  • Ele rompeu a tornozeleira eletrônica em Santa Catarina e deixou o Brasil sem autorização judicial, utilizando um passaporte paraguaio que não correspondia à sua identidade.
  • A prisão ocorreu após alertas serem disparados nas fronteiras e a adidância brasileira no Paraguai ser acionada.
  • Vasques foi condenado pelo STF a 24 anos e 6 meses de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, atuando para impedir a votação de eleitores no Nordeste.
  • Anteriormente, ele já havia sido condenado por uso político da estrutura da PRF durante a campanha eleitoral de 2022 para promover a candidatura de Jair Bolsonaro.
  • Após a detenção, ele será identificado, colocado à disposição do Ministério Público do Paraguai e deverá ser entregue às autoridades brasileiras.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Silvinei Vasques
Andrei Rodrigues
Jair Bolsonaro
Organizações
Polícia Rodoviária Federal
Polícia Federal
Supremo Tribunal Federal
Ministério Público do Paraguai
Ministério Público Federal
Jornal Nacional
CPI dos atos golpistas
Lugares
Paraguai
Assunção
El Salvador
Santa Catarina
Brasil
Nordeste
Rio de Janeiro