Governo Trump irá aplicar sanções para privar Maduro de recursos para seguir no poder, diz enviado dos EUA na ONU

23 de dezembro, 2025 às 17:52
G1 Mundo

Resumo

O governo Trump anuncia sanções severas contra a Venezuela e Nicolás Maduro, visando privá-lo de recursos do petróleo, enquanto a Venezuela aprova uma lei para combater bloqueios e pirataria, e há uma troca de acusações entre os líderes.

Pontos principais

  • Os Estados Unidos anunciaram ao Conselho de Segurança da ONU que aplicarão sanções máximas contra a Venezuela e Nicolás Maduro.
  • O objetivo das sanções é privar o governo venezuelano de recursos financeiros do petróleo, que supostamente financiam a "apropriação fraudulenta do poder" de Maduro e atividades de narcoterrorismo.
  • A Venezuela aprovou uma lei que prevê penas de até 20 anos de prisão para quem promover ou financiar pirataria ou bloqueios, em resposta às ações dos EUA.
  • O governo americano apreendeu dois petroleiros venezuelanos, levando a acusações de "pirataria" por parte da Venezuela.
  • Donald Trump e Nicolás Maduro trocaram farpas, com Trump sugerindo que Maduro renuncie e Maduro criticando o foco de Trump na Venezuela.
  • Rússia e China criticaram as ações dos EUA, com a China condenando a apreensão arbitrária de navios e a Rússia reafirmando apoio a Maduro.
  • As Forças Armadas dos EUA realizaram ataques no Mar do Caribe e Pacífico oriental contra embarcações supostamente usadas para tráfico de drogas.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Nicolás Maduro
Mike Waltz
Donald Trump
Jorge Rodríguez
María Corina Machado
Kristi Noem
Susie Wiles
Organizações
Conselho de Segurança da ONU
Nações Unidas
Cartel de los Soles
Assembleia Nacional da Venezuela
Casa Branca
Fox News
Ministério das Relações Exteriores da China
Forças Armadas dos Estados Unidos
Lugares
Venezuela
Estados Unidos
Washington
Mar do Caribe
Pacífico oriental
Rússia
China