María Corina Machado fraturou vértebra durante fuga da Venezuela

15 de dezembro, 2025 às 10:44
G1 Mundo

Resumo

María Corina Machado, principal opositora de Maduro, fraturou uma vértebra e sofreu outros ferimentos durante sua fuga 'cinematográfica' da Venezuela para Oslo, onde receberá o Prêmio Nobel da Paz, com a ajuda de uma empresa privada americana e acompanhamento dos EUA.

Pontos principais

  • María Corina Machado fraturou uma vértebra e teve outros ferimentos durante sua fuga da Venezuela, confirmada por sua equipe e pelo jornal norueguês Aftenposten.
  • A fuga, planejada por uma empresa privada dos EUA, foi 'cinematográfica', envolvendo disfarce, passagens por postos militares e travessia marítima perigosa até Curaçao.
  • A opositora viajou de barco de pesca em mar agitado, o que causou seus ferimentos, e depois de jatinho para Oslo para receber o Prêmio Nobel da Paz.
  • A operação de 15 horas contou com a liderança de Bryan Stern, veterano das Forças Especiais dos EUA, e teve acompanhamento em tempo real de autoridades americanas via WhatsApp.
  • Machado precisou coordenar com o Exército dos EUA para evitar ser bombardeada durante a travessia marítima, que teve problemas com o GPS e exigiu resgate.
  • Apesar dos riscos, Machado expressou que se sentiu nas mãos de Deus e pretende retornar à Venezuela, embora sua equipe de resgate não participe do retorno.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
María Corina Machado
Nicolás Maduro
Claudia Macero
Bryan Stern
Donald Trump
Organizações
Aftenposten
AFP
g1
Hospital Universitário Ullevål
Exército dos EUA
The Wall Street Journal
CBS News
Casa Branca
Lugares
Oslo
Venezuela
Curaçao
Caracas
Caribe
Miami
Maine
Golfo da Venezuela