EUA Ataques a Síria 2025

Atualizado em 22 de dezembro, 2025 às 16:23

Ataques dos EUA na Síria (Dezembro de 2025)

Visão geral

Em dezembro de 2025, os Estados Unidos realizaram uma série de ataques aéreos de grande escala contra alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria. A operação, batizada de "Hawkeye Strike", foi uma retaliação a um ataque anterior que resultou na morte de militares americanos e um intérprete civil. As ações foram coordenadas com o governo sírio, que derrubou o regime de Bashar al-Assad no ano anterior e tem cooperado com a coalizão liderada pelos EUA no combate ao terrorismo.

Contexto e histórico

Desde a derrubada do regime de Bashar al-Assad em 2024, a Síria tem sido governada por uma coalizão de ex-rebeldes, incluindo antigos membros do braço sírio da Al Qaeda que romperam com o grupo e se opuseram ao Estado Islâmico. Os Estados Unidos mantêm uma presença militar de aproximadamente 1.000 soldados na Síria, liderando uma coalizão que realiza ataques aéreos e operações terrestres contra o EI. A cooperação entre o governo sírio e a coalizão liderada pelos EUA foi formalizada após a visita do presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, à Casa Branca, resultando em um acordo para combater o ISIS.

Linha do tempo

  • 13 de dezembro de 2025: Um comboio de forças americanas e sírias é atacado em Palmira, Síria. Dois soldados do Exército dos EUA e um intérprete civil morrem, e três outros militares americanos ficam feridos. O agressor, um membro das forças de segurança sírias suspeito de simpatizar com o Estado Islâmico, é morto no local.
  • 19 de dezembro de 2025: Os Estados Unidos lançam ataques aéreos de grande escala contra alvos do Estado Islâmico na Síria em retaliação ao ataque de 13 de dezembro. A operação, denominada "Hawkeye Strike", atinge dezenas de alvos em várias regiões do centro da Síria, incluindo combatentes, infraestrutura e depósitos de armas do EI.

Principais atores

  • Estados Unidos: Liderou a coalizão e executou os ataques aéreos em retaliação ao ataque contra suas tropas.
  • Donald Trump: Presidente dos EUA, prometeu responder ao ataque e afirmou que a operação tinha o apoio do governo sírio.
  • Pete Hegseth: Secretário de Defesa dos EUA, descreveu a operação como uma "declaração de vingança" e não o início de uma guerra.
  • Síria: O governo sírio, composto por ex-rebeldes que derrubaram Bashar al-Assad, cooperou com os EUA nos ataques contra o Estado Islâmico.
  • Ahmed al-Sharaa: Presidente sírio, visitou a Casa Branca e firmou um acordo de cooperação com os EUA no combate ao ISIS.
  • Estado Islâmico (EI/ISIS): Grupo terrorista alvo dos ataques, responsável pelo ataque que vitimou militares americanos.

Termos importantes

  • Estado Islâmico (EI/ISIS): Organização jihadista sunita que busca estabelecer um califado global. É considerada uma organização terrorista por muitos países.
  • Coalizão liderada pelos EUA: Aliança militar internacional que realiza operações contra grupos terroristas, como o Estado Islâmico, na Síria e em outras regiões.
  • Hawkeye Strike: Nome da operação militar dos EUA em dezembro de 2025 contra alvos do Estado Islâmico na Síria.

Fontes

Fontes

Artigos recentes relacionados