Moraes e Zanin votam para absolver delegado da PF e condenar mais cinco réus do núcleo 2 da trama golpista
16 de dezembro, 2025 às 12:41
G1 Política
Resumo
Os ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin votam pela absolvição do delegado da PF Fernando Oliveira e pela condenação de outros cinco réus do "núcleo 2" da trama golpista, acusados de tentar manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.
Pontos principais
- Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin votaram pela absolvição de Fernando Oliveira e condenação de cinco outros réus do "núcleo 2" da trama golpista.
- Os réus são acusados de integrar uma organização criminosa para manter Jair Bolsonaro no poder, coordenando ações de monitoramento de autoridades e elaborando um decreto golpista.
- Fernando Oliveira, delegado da PF, foi absolvido de todos os crimes, enquanto General Mario Fernandes, Filipe Martins, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques foram condenados por cinco crimes.
- Marília Alencar foi condenada por tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa.
- Moraes criticou a utilização da máquina estatal, especificamente a Polícia Rodoviária Federal, para obstruir eleitores no Nordeste durante as eleições de 2022.
- A PGR acusa o grupo de gerenciar iniciativas como o uso de forças policiais, coordenação de monitoramento de autoridades e elaboração da minuta do golpe.
- Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Flávio Dino para a conclusão do julgamento.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Alexandre de Moraes
Cristiano Zanin
Fernando Oliveira
Jair Bolsonaro
General Mario Fernandes
Filipe Martins
Marcelo Câmara
Silvinei Vasques
Marília Alencar
Cármen Lúcia
Flávio Dino
Anderson Torres
Organizações
Supremo Tribunal Federal
Polícia Federal
Procuradoria-Geral da República
Polícia Rodoviária Federal
Ministério da Justiça
Lugares
Distrito Federal
Nordeste